sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Com grande participação popular, prefeitura entrega USF Santa Paula/Marajó

Obra paralisada em 2016 foi retomada e concluída em seis meses pela atual administração

Com grande participação popular, prefeitura entrega USF Santa Paula/Marajó

Com a participação de lideranças populares de várias regiões da cidade, moradores, trabalhadores da saúde, vereadores e demais autoridades, a Prefeitura de Marília entregou nesta sexta-feira (30) pela manhã USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Paula/Marajó. A estrutura beneficia cerca de 7 mil pessoas.
usf2
São 381,36 m² de área construída, em local estratégico, ao lado da escola municipal Nicácia Garcia Gil e do Centro Comunitário. A unidade é equipada com consultórios médicos, odontológicos, sala para procedimentos de enfermagem (papanicolau, vacinas, entre outros), sala multiuso ambientes para reuniões e atividade ao ar livre.

A USF Santa Paula/Marajó terá duas equipes de Saúde da Família, envolvendo 24 profissionais diretos, além do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família). Os trabalhadores já fazem parte da rede e atuavam na “Clínica Família Saudável”, localizada no bairro Jóquei Clube.
É mais facilidade para os moradores, como a dona de casa Debora Marineuza da Silva Amaral, 26 anos, mãe da pequena Rayane Thais, quatro meses. “Fiz o pré-natal nessa unidade de saúde, mas atendia lá no Jóquei. É longe, quando podia eu ia de ônibus, mas nem sempre dava. Agora já estou com consulta marcada aqui para a nenê”, disse.
Michele Alexandre de Souza, 19, sofreu uma fratura na perna, passou por cirurgia e precisará do apoio da unidade para ter os encaminhamentos e se recuperar. “Já cheguei a ir carregada. Mas agora ficou bem mais fácil, perto de casa”, disse.
LEGADO
O prefeito Daniel Alonso anunciou que serão inaugurados, em breve, os prédios construídos para outras três unidades de saúde da cidade: a USF Jardim América IV (zona oeste), Liliana Gonzaga (zona norte) e a USF Maracá (Padre Nóbrega).
usf3
Ele lembrou que as conquistas fazem parte do legado da gestão da secretária Kátia Santana, que teve ainda a reforma e “devolução” da UBS Santa Antonieta ao tradicional endereço, a conclusão da UBS Costa e Silva, implantação de duas farmácias municipais (norte e sul) com reestruturação da assistência farmacêutica, bem como a melhoria da frota de ambulâncias, Samu e nova sede do Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

Na gestão da secretária Kátia o município ampliou em R$ 900 mil (por ano) o investimento em medicamentos, deu transparência e controlou os índices de dengue e leishmaniose, além de realizar mutirões e ampliar em 100% (dobrar) o número de cirurgias nos hospitais parceiros da Secretaria da Saúde.
O prefeito Daniel Alonso destacou a união e comprometimento da equipe que, efetivamente, administra a cidade. Mencionou também o apoio da Câmara Municipal e dos parceiros, como a Santa Casa, Hospital Unimar, HEM, entre outros, que estão sempre disponíveis para ajudar e resolver grandes gargalos, como na saúde.
“Quem ama Marília de verdade não vive da crítica pela crítica, nem da politicagem barata. Quem está preocupado com Marília trabalha”, disse o prefeito.
Participaram da solenidade diversos secretários municipais, incluindo Ricardo Mustafá, que assume a pasta da Saúde a partir da próxima semana. Compareceram os vereadores Marcos Rezende, Evandro Galete, professora Daniela e José Carlos Albuquerque.
A solenidade foi encerrada com uma apresentação do Coral “Saber Viver”, uma iniciativa do Nasf em parceira com a USF Três Lagos.
usf4usf5usf6usf7usf8usf9usf10





















Fotos: Mauro Abreu






POR PREFEITURA DE MARILIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'Agora ela também tem uma nave', brinca Xuxa sobre carro novo de Sasha

Veículo da Volvo foi presente da própria empresa Sasha Meneghel, 20, ganhou um presentão, mas não foi do Papai Noel, durante sua visi...