sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Tupa - Secretaria de Turismo vai visitar estabelecimentos ligados ao setor

Secretaria de Turismo vai visitar estabelecimentos ligados ao setor

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, inicia na próxima segunda-feira uma série de visitas às empresas ligadas ao setor, com objetivo de ouvir sugestões e propostas que possam contribuir para o fortalecimento do turismo no município.
 De acordo com o secretário municipal de Turismo, Marcus Zanelato, que também está à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o objetivo das visitas é conhecer as empresas direta ou indiretamente ligadas ao turismo, entender suas necessidades, ouvir suas reivindicações e discutir ações que possam beneficiar o setor através de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.
“Esse trabalho que vamos iniciar na próxima semana é resultado do que foi discutido durante a Conferência Municipal de Turismo, realizada no início deste mês. Durante a conferência, nos comprometemos a visitar os empreendimentos ligados ao setor para conhecer melhor a realidade dessas empresas e discutir como a prefeitura, através da parceria público-privado, pode contribuir para o seu desenvolvimento e consequentemente para o fortalecimento do turismo no nosso município”.
Segundo Zanelato, a proposta é visitar hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonete, cafeterias e similares; além de empresas ligadas ao setor, como agências de turismo e locadoras de veículos e ainda locais privados que oferecem atrativos, como cachoeiras e café coloniais, entre outros.
Durante as visitas serão entregues questionários onde os empreendedores fornecerão dados sobre o perfil da empresa, além de apresentar a opinião sobre os aspectos positivos e negativos da atuação do poder público e da iniciativa privada no processo de desenvolvimento do turismo.
Ele informou também que as visitas acontecerão não só nos locais cadastrados no inventário turístico, mas também nas empresas que iniciaram as atividades após a última atualização do cadastro. Os interessados podem agendar a visita através do telefone 3441-5566.
Zanelato disse ainda que além de ajudar a definir as iniciativas necessárias ao desenvolvimento do turismo em nossa cidade, o trabalho também será importante para esclarecer quais as atribuições da prefeitura para o incentivo e fomento do turismo e as limitações legais do investimento público no setor.
“Muitas pessoas acham que a responsabilidade de transformar Tupã em uma cidade turística compete à prefeitura, o que não é verdade. A legislação impõe uma série de restrições para o investimento público, sobretudo para a iniciativa privada. Por isso, costumamos dizer que quem faz o turismo acontecer de fato é a iniciativa privada. À prefeitura, como poder público, compete criar instrumentos para capacitar, orientar e qualificar cada vez mais os empreendedores sobre a viabilidade do turismo como fonte de geração de empregos e renda, além de sensibilizar a população sobre a importância do turismo como mola propulsora para o desenvolvimento do nosso município”.  
Ele lembrou também que além das ações de apoio ao turismo, o empreendedor também pode contar com apoio, serviços e programas oferecidos por outros setores da prefeitura, como a própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Durante as visitas também estaremos apresentando outras iniciativas oferecidas pela prefeitura e que podem ser de grande valia ao empreendedor, como o Banco do Povo, que oferece microcrédito, o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAT) para quem procura mão de obra qualificada e específica ou o Sebrae Aqui, em termos de orientações e consultoria organizacional”.
 O secretário de Turismo finalizou pedindo o apoio e a colaboração de todos os empreendimentos turísticos ou ligados ao turismo e enfatizou que a prefeitura, com apoio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), vem fazendo a parte dela, buscando unir e ouvir os diferentes segmentos da sociedade em torno do turismo, além de promover iniciativas que possam ampliar e atualizar o conhecimento dos empreendedores.
“O prefeito Ricardo Raymundo acredita que o turismo possui um potencial econômico gigantesco em nossa cidade. Por isso ele realmente tem dado todo apoio às iniciativas que buscam conscientizar e sensibilizar todos que têm envolvimento com o turismo a realmente acreditarem no nosso potencial turístico. Foi com objetivo de motivar e orientar esses empreendedores que realizamos o Fórum de Debates com um dos temas voltados para o turismo e posteriormente a Conferência Municipal de Turismo. Através dessas iniciativas e através também dessas visitas que vamos iniciar na próxima semana queremos mobilizar e unir a população e a iniciativa privada para que o turismo possa se firmar cada vez mais como um instrumento de desenvolvimento econômico do nosso município”, concluiu o prefeito.

POR PREFEITURA DE TUPÃ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'Agora ela também tem uma nave', brinca Xuxa sobre carro novo de Sasha

Veículo da Volvo foi presente da própria empresa Sasha Meneghel, 20, ganhou um presentão, mas não foi do Papai Noel, durante sua visi...