sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Obra do afastamento e tratamento do esgoto avança e está praticamente 50% concluída

Obra do afastamento e tratamento do esgoto  avança e está praticamente 50% concluída

Segundo o prefeito Daniel Alonso, a previsão de entrega das bacias do Pombo e do Barbosa é durante o segundo semestre de 2019
A obra de afastamento e tratamento do esgoto de Marília segue avançando e está rigorosamente dentro do prazo, chegando a praticamente 50% concluída, de acordo com informações da Replan, empresa vencedora do processo licitatório para a realização da chamada “Obra do Século”.
De acordo com o prefeito Daniel Alonso, que acompanha as obras de perto, a previsão é que os trabalhos conclusos sejam entregues durante o segundo semestre de 2019 em relação às bacias do Pombo e do Barbosa, que representam 67% do esgoto do município. “Estamos trabalhando muito e em cima da empresa para que a obra siga os cronogramas estabelecidos. Vamos o ano que vem, enfim, poder entregar essa obra que será de muita importância para a nossa cidade”, disse o chefe do executivo.
Os outros 33% referem-se à bacia do Palmital, cuja licitação está em andamento, sendo que até o final de 2020 estará finalizada. “Em breve teremos a cidade com 100% do esgoto tratado, melhorando desta forma a qualidade de vida da população” completou Alonso.
A bacia do Pombo atravessa toda a zona oeste da cidade, enquanto a bacia do Barbosa corta a cidade entre as zonas sul e oeste. A Replan está trabalhando com total de 50 pessoas, divididas em duas equipes de 25, que são coordenadas pelos engenheiros Adalberto Valente (Pombo) e Rodrigo Ercílio Coneglian (Barbosa), tendo o engenheiro José Camilo Mugnai Vieira como coordenador geral.
O engenheiro Adalberto Valente destacou o andamento das obras na bacia do Pombo. “As obras estão em ritmo acelerado. A nossa equipe trabalha de segunda a segunda, até por volta das 19h. A Replan não está medindo esforços para que a obra seja entregue antes do prazo.”
Segundo o engenheiro, recentemente foram colocados mais de 1.600 metros de alambrado, já foram plantados cerca de 7 mil metros quadrados de grama – total será aproximadamente 18 mil metros quadrados -, todos os postes foram instalados e energizados; as canaletas de escoamento da água pluvial estão sendo executadas, assim como as redes de galeria com tubos para coleta e destinação final desta água.
Adalberto disse que o objetivo é no mais tardar em março ter início a parte do acabamento, com a implantação de guias, sarjetas e a pavimentação asfáltica.
“Esta já será a parte final da obra e vamos começar assim que a época de chuva terminar. Por isso, acredito que no máximo em março tenhamos condições de iniciar esta parte de acabamento da obra”, afirmou o engenheiro.
Já com relação à bacia do Barbosa, está instalada a tubulação de entrada e agora está sendo colocada a manta, que será soldada na próxima semana.
Na parte administrativa estão concluídos o piso, o azulejo e as pias, restando a revisão do reboco e efetuar a pintura. Foi feita ainda toda a cobertura do setor administrativo e do abrigo dos sopradores. Está sendo realizada ainda a correção dos taludes e do alambrado, além do início da caixa de areia e do gradeamento.
“Aqui na bacia do Barbosa começamos praticamente um mês e meio depois que a do Pombo. Além disso, as lagoas aqui são maiores. O mais importante, porém, é que está tudo rigorosamente dentro do cronograma. Certamente as duas bacias estarão concluídas no mesmo período, ou seja, no segundo semestre de 2019”, disse o engenheiro Rodrigo Ercílio Coneglian.
LAGOAS
A bacia do Pombo é formada por seis lagoas, sendo duas de aeração, medindo 80 metros de comprimento por 40 metros de largura cada -, e quatro de decantação, medindo 80 metros de comprimento por 3 metros de largura cada.
Na bacia do Barbosa também são seis lagoas, sendo duas de aeração, medindo 120 metros de comprimento por 70 metros de largura cada -, e quatro de decantação, medindo 120 metros de comprimento por 4 metros de largura cada.
Fonte: Prefeitura de Marilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'Agora ela também tem uma nave', brinca Xuxa sobre carro novo de Sasha

Veículo da Volvo foi presente da própria empresa Sasha Meneghel, 20, ganhou um presentão, mas não foi do Papai Noel, durante sua visi...