Portal de Noticias RGV

Carros

Volkswagen descarta T-Roc no Brasil e estuda alternativa

Em nota, a Volkswagen não confirma a produção do SUV Tharu, conforme publicado, mas estuda alternativas neste segmento de mercado para o Brasil.

Em nota, a Volkswagen não confirma a produção do SUV Tharu, conforme publicado, mas estuda alternativas neste segmento de mercado para o Brasil.

Conforme indicado anteriormente em matéria que citamos do site Auto Papo no dia 5 de agosto, a Volkswagen confirmou a produção de um novo utilitário esportivo para o mercado brasileiro, a ser feito em General Pacheco, Argentina. O SUV terá porte compacto, mas com tamanho maior que o recém-lançado T-Roc, que será focado nos mercados consolidados.

De acordo com David Powels, presidente da Volkswagen para Brasil e América do Sul, o nome Tharu – já registrado no INPI – é referente ao projeto internamente e não ao produto em si. O novo utilitário esportivo ficará entre T-Cross, que deverá ser feito em São José dos Pinhais-PR e o Tiguan 2018 (Allspace), importado do México.

Skoda-Karoq-2018-2 Volkswagen descarta T-Roc no Brasil e estuda alternativa

Powels não confirmou a participação da Skoda no desenvolvimento do Tharu, mas também não desmentiu. Sabe-se que o novo SUV seria baseado no recém-lançado Karoq, que utiliza plataforma MQB padrão, a mesma usada pelo Golf e apresenta mior espaço interno, tendo 2,63 m de entre eixos – portanto, bem superior aos 2,56 m do T-Cross – e 4,38 m de comprimento total. Além disso, comenta-se que o projeto será compartilhado com a China, onde a VW tem deficiência em oferta de SUV e onde o tcheco deve ser feito também.

Skoda-Karoq-2018-5 Volkswagen descarta T-Roc no Brasil e estuda alternativa

Com isso, podemos esperar pelo Tharu ou qualquer outra designação do novo SUV por volta de 2021. Mas bem antes, o velho Tiguan sai de cena, ficando apenas T-Cross e o Tiguan mexicano, aparentado com o Kodiaq (à esquerda na foto abaixo). Outro ponto interessante é que a produção do modelo na Argentina pode empurrar a fabricação da nova picape MQB-A0 para uma das plantas brasileiras, visto que o projeto para Pacheco sempre envolveu um único produto, que agora sabemos ser um SUV. Assim, restam apenas Anchieta e Paraná como pólos de fabricação para este produto, que deve concorrer com a Fiat Toro e outras rivais que estão em gestação nesse momento.

karoq-kodiaq-2-1 Volkswagen descarta T-Roc no Brasil e estuda alternativa

Mas como será o Tharu para o mercado brasileiro? Seu porte – ou melhor, do Skoda Karoq – o coloca acima de HR-V e Kicks, por exemplo. São quase 4,40 m de comprimento, isso se de fato não alcançar essa marca. O motivo é claro, deter o Jeep Compass, que já chegou a ser líder de vendas entre os utilitários esportivos e se tornou um sucesso, desbancando até mesmo o crossover da Honda, até então o preferido na categoria. No entanto, não devemos esperar por um 2.0 TDI vistoso, mas por um 1.4 TSI (ou 1.5 TSI até lá…) com bons 150 cv e 25,5 kgfm, a fim de sobrepujar o Tigershark 2.0 Flex.

Página:

http://www.radiogospelvidafm.com.br/noticia/carros/2017/09/12/volkswagen-descarta-t-roc-no-brasil-e-estuda-alternativa/3799.html