Plantão
Carros

Segundo mexicanos, Volkswagen T-Roc será feito em Puebla e pode chegar ao Brasil

Publicado dia 07/10/2017 às 14h27min
A fábrica da Volkswagen em Puebla, México, terá mudanças importantes nos próximos anos, de acordo com o site Al Volante. A primeira delas será o fim da produção do Fusca (Beetle)

A fábrica da Volkswagen em Puebla, México, terá mudanças importantes nos próximos anos, de acordo com o site Al Volante. A primeira delas será o fim da produção do Fusca (Beetle) até o final deste ano. A vaga aberta com a saída do clássico Beetle será ocupada por um modelo que era considerado descartado do cenário norte-americano, o crossover Volkswagen T-Roc.

Apresentado em Frankfurt, o Volkswagen T-Roc rapidamente acirrou os ânimos dos meios de comunicação internacionais, já que se trata de um produto que virtualmente pode ser vendido em qualquer lugar. No entanto, a montadora imediatamente jogou um balde de água fria nos americanos, afirmando que o modelo não será vendido nos EUA. A alegação é a de que ele será um produto exclusivo de Europa e China. E nos demais?

Volkswagen-T-Roc-oficial-28 Segundo mexicanos, Volkswagen T-Roc será feito em Puebla e pode chegar ao Brasil

Mas, assim como jogou a água, a Volkswagen de certo modo deu a toalha também. O Dr. Frank Welsh, diretor de desenvolvimento de produto da Volkswagen, apontou um outro caminho para os EUA: um SUV compacto “entre T-Roc e Tiguan (Allspace)”. Até aí, tudo parecia resolvido. Aqui, a questão do projeto Tharu, que aparentemente seria o mesmo do mercado americano, foi negada pela montadora, apesar do registro no INPI e de informações que dão conta da produção de um novo carro no país vizinho.

Agora, os mexicanos falam que Puebla terá de fato uma linha de montagem para o T-Roc, citando fontes internas da montadora: “Não estamos enganados. O T-Roc será produzido no México. Na verdade, a linha de produção já está pronta para as primeiras unidades piloto (protótipo). Como aprendemos, em semanas, a linha e os primeiros veículos de teste estarão prontos”, revelou o informante. Caso positivo, o projeto Tharu como se conhece (com base no Karoq) ficaria no limbo.

Volkswagen-T-Roc-oficial-29 Segundo mexicanos, Volkswagen T-Roc será feito em Puebla e pode chegar ao Brasil

Sustentando a informação de Puebla, a Volkswagen estaria planejando apresentar o T-Roc no Salão de Los Angeles e unidades de teste já foram vistas circulando pelos EUA. No México, caso não haja mudanças, o crossover deve aparecer no mercado local em torno de março de 2018. Se isto de fato acontecer, as chances de chegar ao Brasil serão enormes, devido ao acordo comercial vigente entre os dois países, onde o imposto de importação é nulo, apesar das cotas. É de lá que chegará em breve o Tiguan Allspace ao nosso mercado.

Volkswagen-T-Roc-oficial-24 Segundo mexicanos, Volkswagen T-Roc será feito em Puebla e pode chegar ao Brasil

Uma vez no México, o Volkswagen T-Roc pode alcançar todo o continente, inclusive Mercosul e o NAFTA, mesmo com reclamações do presidente Trump. Nos EUA, o uso do motor 1.4 TSI de 150 cv é quase certa, dando ao crossover uma performance boa para enfrentar Buick Encore e Chevrolet Trax, ambos turbinados. Em casa, os mexicanos poderão ter também o 1.0 TSI de 115 cv como porta de entrada. Se vier de fato ao Brasil, pode sustentar as duas mecânicas, com o 1.0 TSI Flex chegando a 128 cv. Agora é esperar para ver.

Fonte: Al Volante