Plantão
Educação

Pompeia sedia curso de formação do MEC sobre monitoramento de Planos Municipais de Educação

Publicado dia 10/10/2017 às 14h15min
Representantes de 27 municípios estiveram presentes. Responsável pela Educação de Pompeia, Adriano Nascimento ministrou

O responsável pela Educação de Pompeia, professor Adriano Nascimento, ministrou um curso de formação do MEC para representantes de 27 municípios da região, nesta segunda (9). O evento aconteceu na sede da Secretaria de Educação de Pompeia e teve como tema o monitoramento dos Planos Municipais de Educação. Este foi o primeiro curso de formação promovido pelo MEC com este objetivo de capacitar os gestores municipais a prestarem informações sobre os planos municipais no sistema Simec. Com duração de 8h, o curso é importante pois o monitoramento é uma forma de o MEC analisar a necessidade de investimento em políticas educacionais nos municípios para o cumprimento das metas dos planos municipais de educação. Alguns dos municípios representados foram Marília, Garça, Paraguaçu Paulista, Quatá, Candido Mota, Assis, dentre outros. De acordo com Adriano, os participantes tinham muitas dúvidas e a reunião foi proveitosa para que tudo fosse esclarecido.

 

Adriano foi nomeado avaliador educacional do MEC (Ministério da Educação) em março deste ano, em evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em São Paulo. Sua função no órgão federal tem sido a de avaliar a implantação dos planos municipais de educação de 30 cidades da região. Segundo Adriano, as cidades têm até 2025 para implantar os planos, mas Pompeia se destaca por já ter cumprido mais da metade das metas estipuladas pelo documento de 2015.

 

 

A administração da prefeita Tina Januário tem priorizado a Educação e com muito trabalho temos conseguido cumprir as metas estipuladas no Plano Municipal de Educação. A meta 7, por exemplo, que trata da Educação em Tempo Integral, foi alcançada com a expansão do Tempo Integral para a EMEF “Grupão”, uma das primeiras medidas da nova gestão. Também conseguimos bons resultados em relação à meta 10, de elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais. Também cumprimos a meta 12, de estimular a matrícula na educação profissional, e a meta 20 de ampliar o investimento público e as fontes de financiamento de recursos para a Educação. E agora com a vinda do polo da Univesp e com o novo curso da Fatec, podemos dizer que Pompeia está no rumo certo para se tornar referência em Educação”

 

Dinheiro Direto na Escola

 

O gestor Adriano Nascimento conseguiu a liberação de uma verba do Programa Dinheiro Direto na Escola que estava bloqueada desde o final do ano passado por problemas com a prestação de contas do ano de 2010. Em fevereiro, Adriano representou o município no encontro da União dos Dirigentes Municipais da Educação, a UNDIME. Na ocasião, o Secretário da Educação de Pompeia pleiteou a liberação de R$ 42 mil em recursos do PDDE, do governo federal. O trâmite foi concluído neste mês e o dinheiro já está disponível para a Educação municipal. “Agora podemos investir esse dinheiro na manutenção e na reforma das escolas. É uma ótima notícia para a cidade”, destacou Adriano.

Fonte: Assessoria de imprensa - Prefeitura de Pompeia