Plantão
Esporte

NBB CAIXA - Mogi vence Campo Mourão e segue com 100% de aproveitamento

Publicado dia 03/12/2017 às 22h13min
Time paulista conquistou quinta vitória e segue na liderança; Franca vira sobre Bauru e Flamengo vence 3ª seguida

O Mogi das Cruzes/Helbor segue invicto neste início de NBB CAIXA. Atuando em casa, neste sábado (02/12), a equipe do técnico Guerrinha bateu o Campo Mourão Basquete, por 72 a 69, e conquistou a quinta vitória em cinco jogos disputados no maior campeonato de basquete do país.

Com cinco vitórias e 100% de aproveitamento, Mogi segue na ponta da tabela de classificação do NBB CAIXA – outro invicto, o EC Pinheiros não jogou nesta semana e soma três triunfos. Já o time paranaense conheceu sua terceira derrota em cinco partidas realizadas no NBB CAIXA 2017/2018.

+ Confira fotos, estatísticas e a matéria completa do duelo entre Mogi e Campo Mourão

Mogi e Campo Mourão fizeram uma partida equilibrada e a decisão veio apenas nos segundos finais. No início do terceiro quarto, o time paulista abriu 16 pontos de frente, mas os paranaenses se recuperaram rapidamente e a partida seguiu parelha até o fim. No último quarto, a liderança mudou de lado quatro vezes e o placar esteve empatado em três oportunidades.

"Fizemos um bom trabalho até o terceiro quarto. Abrimos 16 pontos e depois não podemos dar o vacilo que demos. Deixamos o jogo perigoso. Até os últimos dois minutos, ficou tudo igual. Claro que temos que comemorar a vitória, é a quinta seguida e nos matemos 100%, mas que fique um sinal de alerta para jogarmos concentrados do início ao fim”, disse o capitão mogiano Filipin.

Larry Taylor foi o cestinha do Mogi, com 16 pontos, e ainda somou seis rebotes e quatro assistências. Com grande atuação no último quarto, Tyrone deixou a quadra com 12 pontos (oito nos dez minutos finais), enquanto que Shamell contribuiu com 11 pontos e cinco rebotes.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Franca vira para cima de Bauru e cola no G-4

Também neste sábado, O Sesi Franca Basquete conquistou uma vitória épica. No Ginásio Pedrocão, a equipe francana viu o rival Sendi Bauru Basket abrir 20 pontos no segundo quarto e dominar o placar durante 34 minutos. Mas depois de muito insistir, conseguiram a virada e saíram vencedores do primeiro clássico da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA, pelo placar de 87 a 83.

Para sair de quadra com essa incrível vitória, o Franca contou com uma atuação de gala de Léo Meindl. Campeão do NBB CAIXA pelo Bauru na última temporada, o ala de 24 anos chamou a responsabilidade no segundo tempo e registrou 23 pontos nos dois últimos quartos, sendo 13 deles em 16 tentados só no período final. Ao todo, Léo somou 25 pontos (3/5 nas bolas de 3 pontos) e igualou seu recorde pessoal na história da competição. Além disso, pegou seis rebotes, deu quatro assistências e totalizou 27 de eficiência.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa da partida entre Franca e Bauru

Pelo lado do Bauru, o destaque ficou por conta da estreia do lituano Osvaldas Matulionis, reforço da equipe para a temporada. Com “Osvaldo” estampado na camisa, o ala de 26 anos mostrou qualidade e registrou expressivos 14 pontos, com aproveitamento de 4/7 nas bolas de 3 pontos, além de cinco assistências e quatro rebotes em sua primeira aparição oficial no basquete brasileiro. O jogador foi o cestinha do Dragão ao lado de Alex Garcia, que também fez 14 pontos.

Com o expressivo resultado, o Franca acumulou sua terceira vitória em cinco partidas (60% de aproveitamento), igualou a campanha do Bauru e de quebra ultrapassou seu rival na tabela de classificação por ter vantagem no desempate por confronto direto. Agora, o time do técnico Helinho Garcia está colado no G-4, na quinta colocação, enquanto os atuais campeões aparecem em sexto.

Flamengo vence a terceira seguida

Em outra partida realizada neste sábado, o Flamengo conquistou a terceira vitória consecutiva no NBB CAIXA. Ao lado de sua torcida, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, o Clube da Gávea contou com ótimo jogo coletivo e venceu o AABJ/Joinville, por 86 a 75.

Com apenas uma derrota em quatro partidas realizadas no NBB CAIXA, o Flamengo segue na quarta colocação - o único resultado negativo dos cariocas na competição foi na estreia, diante do Paulistano/Corpore. Do outro lado, o Joinville sofreu seu segundo revés em três jogos disputados e caiu para a 11ª posição.

+ Confira fotos, estatísticas e a matéria completa da partida entre Flamengo e Joinville

O jogo coletivo foi o grande trunfo da vitória rubro-negra. Marquinhos foi o cestinha da equipe, com 17 pontos, seguido por Ronald Ramon, que marcou 14. Olivinha e JP Batista contribuíram com 11 pontos cada, enquanto que Marcelinho e Arthur Pecos marcaram nove e sete pontos, respectivamente.

Confira todos os resultado da semana do NBB CAIXA:

- 28/11 (terça-feira)
Minas Tênis Clube 86 x 84 Banrisul/Caxias Basquete

- 29/11 (quarta-feira)
Universo/Vitória 86 x 76 Botafogo

- 30/11 (quinta-feira)
Flamengo 79 x 69 Banrisul/Caxias Basquete
Liga Sorocabana 63 x 68 Campo Mourão 

- 01/12 (sexta-feira)
Solar Cearense 61 x 47 Botafogo 

- 02/12 (sábado)
Sesi/Franca Basquete 87 x 83 Sendi/Bauru Basket 
Mogi das Cruzes/Helbor 72 x 69 Campo Mourão
Flamengo 85 x 76 AABJ/Joinville

Fonte: Imprensa - Liga Nacional de Basquete