Plantão
Lazer

Prefeita da cidade de Pompéia Tina prestigia 5º Torneio de Gateball de Pompeia

Publicado dia 27/09/2017 às 08h23min
Evento bem sucedido contou com a participação de mais de 150 atletas, de 31 equipes, de 18 cidades

Ocorreu na manhã do último domingo (24) a quinta edição do Torneio Satsumaya de Gateball de Pompeia. Popular entre a comunidade nipo brasileira, o evento atraiu mais de 150 atletas de 31 equipes. Dezoito cidades estiveram representadas, inclusive municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Uma equipe de Dourados (MS) participou da competição pela primeira vez. O evento foi uma realização da Ascep de Pompeia e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, do comércio e da indústria da cidade.

 

A prefeita Tina Januário compareceu ao evento, prestigiando mais uma festividade promovida pela colônia japonesa de Pompeia, e se mostrou impressionada com o tamanho do evento.

 

 

“Foi a primeira vez que participei do evento e me chamou atenção o fato de pessoas de tantas outras cidades virem até Pompeia prestigiar o torneio, que além de ser uma disputa esportiva é também um evento de integração. Pompeia tem uma comunidade muito unida e atuante, que tem se movimentado no sentido de proporcionar opções de entretenimento cultural e de lazer a nossa população. Estivemos juntos no Festival da Primavera, que superou as expectativas, agora também no Torneio de Gateball, e estamos à disposição para as próximas atividades”, comentou a prefeita Tina Januário.

 

O torneio reuniu os atletas em duas categorias. Uma para pessoas de até 69 anos, chamada “Sonem”, com vitória da equipe da cidade de Guaimbê. Já na categoria Koreicha, para pessoas acima de 70 anos, a vencedora foi a equipe de Assis. Segundo o Presidente do Gateball da Ascep de Pompeia, Sr. Ayal Susuki, o objetivo é popularizar cada vez mais o esporte levando os benefícios de sua prática ao conhecimento de toda a sociedade.

 

 

“Pra nós foi uma satisfação contar com a participação da prefeita Tina. Eu sei que para ela foi uma surpresa um campeonato tão grande. E a nossa intenção é crescer cada vez mais, atraindo mais adeptos em Pompeia. A intenção da Ascep é popularizar cada vez mais o esporte que é um remédio principalmente para os idosos. É um treino para cuidar da saúde”.

 

Ainda segundo Susuki, não existe idade para começar a praticar e as regras e técnicas do esporte são passadas para os mais novos pelos mais experientes. “A prefeita foi muito bem jogando gateball. Por ter sido a primeira vez, ela nos surpreendeu. Tenho certeza que no próximo torneio ela vai passar. Ela mirou e bateu sem treino e foi bem. Com um pouco de treino vai se destacar”, concluiu o Presidente Ayal Susuki.

Fonte: Assessoria de imprensa - Prefeitura de Pompéia