Plantão
Lazer

Pinacoteca de São Paulo recebe edição do Mercado Manual em novembro

Publicado dia 26/10/2017 às 22h55min
Com entrada franca, além de muito design autoral, o público pode visitar a exposição de Di Cavalcanti
O Mercado Manual, festival de cultura feita à mão, que há quase dois anos cultiva curadoria voltada ao comprometimento com o design autoral, artesanal e ético, realiza a primeira edição em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo,museu de artes mais antigo da cidade. Com entrada franca, o evento será realizado pela Floristas Produções nos dias 04 e 05 de novembro e conta com mais de 60 expositores, shows autorais, talk especial, praça gastronômica, atrações infantis e diversas oficinas.
“A Pina está muito feliz por receber esta iniciativa, que vem dando tão certo em outros espaços. Teremos entrada gratuita o feriado inteiro e esperamos que o público aproveite os dias de folga e o fim de semana para nos visitar e aproveitar a feira e as atividades culturais”, afirma Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca de São Paulo.
O Mercado Manual entra no calendário de ações de 2017 do espaço - que recebe cerca de 30 exposições e 500 mil visitantes ao ano - e comemora o reconhecimento de ter sua primeira edição na Pinacoteca acontecendo durante exposições como “No Subúrbio da Modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, entre outras que têm tido uma média de visitação de oito mil pessoas nos feriados.
“Ter a chancela de mais um grande museu fortalece o nosso trabalho e mostra que estamos seguindo pelo caminho certo, passando exatamente a mensagem que gostaríamos desde o início”, comenta Daniela Scartezini, fundadora da Floristas Produções, fazendo referência à parceria com outro gigante das artes, o Museu da Casa Brasileira, que está no projeto desde o início e já soma seis edições, além das especiais no MorumbiShopping e no MecaInhotim.
 
Atrações
Com mais de 60 expositores distribuídos pela área de estacionamento da Pinacoteca, a edição oferece aos visitantes itens para casa, acessórios, joias, cosméticos, moda e produtos infantis, além de praça gastronômica. Durante os dois dias de evento serão realizadas as já conhecidas oficinas gratuitas, quatro shows de projetos autorais, entre eles uma apresentação especial do violinista francês Nicolas Krassik e um talk especial com a designer Nicole Tomazi, que apresenta uma visão baseada na vivência profissional e também em pesquisas sobre a atuação denominada “Designer-Artífice”, sob o viés da manualidade como possibilidade de transformação social.
Entre os expositores estão nomes como A Mafalda (sapatos), Igor Sabah (design e casa), Cru Atelie(moda), Iara Wisnik (moda), Popoke (design em madeiras), Tucum (artigos indigenas), PP Acessórios (bolsas e acessórios em couro), Atelier Casa Azul (cerâmica), Sabon Sabon (sabonetes), Laura Mallozi (joias), Atelie Cui Cui (roupas infantis), Duo Solo (vasos em cimento), entre outros.
Na área gastronômica, opções como Pitico+Mica, com pratos como faláfel e comida asiática, e a Cantina Castelões, que participa pela primeira vez de um evento itinerante.
 
Sábado, 4 de novembro
- Durante todo o dia: Erê Lab – empresa que desenvolve objetos lúdicos para participação das crianças no urbanismo – e Kombi dos Sonhos – um veículo divertido que estaciona na festa e oferece diversas estações de livre brincar.
 
OFICINAS
- Das 11h às 12h – Oficina de Cosmética Natural com Anna Candelária, da Sabon Sabon
Os participantes terão a oportunidade de aprender a fazer um esfoliante corporal e um bálsamo para o verão com matérias primas orgânicas e naturais.
Capacidade: 12 participantes
 
- Das 15h às 16h - Oficina de Crochê no Bambolê, com Coletivo Nalã
Os participantes irão construir mandalas circulares feitas a partir da técnica do crocite.
Capacidade: 30 participantes
 
SHOWS 
- Das 13h às 14h – Trupe Pé de Histórias: “Letras”
A menina e seu amigo Mané Pipoca mergulham no mundo dos livros e letras. Juntos descobrem que as letras formam palavras, as palavras formam textos, textos fazem história e estas contam o que a imaginação quiser.  É um mundo sem limites. A Trupe Pé de Histórias mistura linguagens como música, circo, bonecos, sombras e mágica, comandando uma deliciosa aventura imaginativa.
Criação e direção: Naya Sá e Tucci Fattore
 
- Das 17h às 18h30 – Yannick Delas
Yannick Delass é a música e a vida migrante. Compositor, cantor e guitarrista original da República Democrática do Congo com cidadania são tomense (São Tomé e Príncipe), o artista sedimentou sua sonoridade plural e aguerrida não só nas suas pátrias, mas também em trânsito pelo Gabão, África do Sul, Indonésia, Cabo Verde e Brasil. Sua música caracteriza-se por uma voz reluzente e ancestral que conflui e se entrelaça com a diversidade e rítmica da África contemporânea.
Formação: Daniel doctors (baixo), Rafael de oliveira (batera), Le Andrade (guitarra) e Yannick Delass (vocal e violão)
 
Domingo, 5 de novembro
- Durante todo o dia: Erê Lab – empresa que desenvolve objetos lúdicos para participação das crianças no urbanismo –  e Kombi dos Sonhos – um veículo divertido que estaciona na festa e oferece diversas estações de livre brincar.
 
Palestra
- Das 10h30 às 12h – Talk com Nicole Tomazi
No auditório da Pinacoteca, a designer Nicole Tomazi apresenta uma visão baseada em sua na vivência profissional e na pesquisa sobre atuação, denominada “Designer-Artífice”, sob o viés da manualidade como possibilidade de transformação social.
Capacidade: 130 lugares
 
OFICINAS 
- Das 14h às 15h – Colcha em Tricô de Braço, com Cris Bertolucci
Sem agulhas e com muita praticidade é possível aprender tricô utilizando somente os braços. Em uma oficina rápida os participantes sairão com uma colcha em tricô pronta.
Capacidade: 15 pessoas
 
SHOWS 
- Das 13h às 14h – Cia Meu Corpo Meu brinquedo, em Jam session “Brincando com a dança” 
A Cia Meu Corpo Meu Brinquedo apresenta a Jam Session “Brincando com a dança”, que propõe um jogo de improvisação onde corpo e movimento são experienciados de forma lúdica por toda a família. Com a compreensão que a dança é uma grande brincadeira, a proposta é brincar com o corpo vivendo suas possibilidades e todo o seu potencial de movimento com propostas que abarcam todos os corpos de todas as idades.
Produção: Carrapeta Produções
 
- Das 16h30 às 18h – Nicolas Krassik e Cordestinos
Nascido em Paris, o violinista e compositor Nicolas Krassik coloca há 15 anos seu violino a serviço da música popular brasileira. No Mercado Manual na Pinacoteca, Nicolas apresentará o show "Nicolas Krassik e Cordestinos", projeto que completou 10 anos de vida esse ano. O repertório, essencialmente relacionado a ritmos nordestinos, é na maioria autoral, além de conter músicas de Dominguinhos, Lenine e Gilberto Gil, três grandes referências desse trabalho.
 
Sobre a Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade.Ela está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990. O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos formou um significativo acervo, com quase 10 mil obras.
 
Sobre a rede Manual
A Manual, criada pela Floristas Produções, é uma rede que reúne pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, qualificação e relacionamento. Trata-se de uma ferramenta que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no potencial feminino como agente transformador, e na capacidade de construção de um futuro melhor através da valorização do trabalho manual. A Rede Manual se estabelece e se relaciona em eventos físicos, como Mercado Manual, em oficinas e no site redemanual.com.br.
Desde sua primeira edição, em dezembro de 2015, o número de visitantes do Mercado
Manual triplicou, assim como o número de expositores, que acompanhou esse
crescimento. A cada edição, a curadoria do evento procura diversificar as opções oferecidas, sempre dentro de padrões de qualidade e produção ética rigorosamente estabelecidos como base conceitual da realização.
 
SERVIÇO
Manual na Pinacoteca
04 e 05 de novembro de 2017
Horário: sábado – das 10h às 20h // domingo - das 10h às 18h
Entrada gratuita sujeita à lotação
Local: Praça da Luz, 02
Telefone: 11 3324-1000
Fonte: Mercado Manual Agência Lema