Plantão
internacional

Número de venezuelanos com pedido de refúgio no Brasil cresce 307%

Publicado dia 20/08/2017 às 10h15min
Percentual equivale à comparação entre 2016 e 2015

Dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) revelam que, em 2016, 3.375 venezuelanos pediram refúgio no Brasil, número 307% superior ao registrado em 2015. No Rio de Janeiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) revelou ao jornal O Globo ter recebido a procura de 47 cidadãos do país vizinho no ano passado e 45 apenas de janeiro a junho de 2017.

 

Aryadne Bittencourt, agente de proteção legal da Cáritas-RJ, órgão da CNBB, contou à publicação que a maior dificuldade na regularização destes migrantes é conseguir comprovar que eles estão fugindo da Venezuela por conta de eventuais desrespeitos às liberdades políticas.

"Tem algumas pessoas com perfil mais clássicos de refugiado. Estavam envolvidas com movimento político ou eram de oposição, presos ou ameaçados durante protestos. Mas muitos acabam falando primeiro dos problemas sociais. Não é uma situação de simples escassez de alimento. Além da falta de comida e medicamento, eles relatam uma situação de violência indiscriminada, de falta de liberdade de expressão", explica.

Fonte: Noticias ao Minuto