Plantão
Cidades

Prefeitura de Campinas terá pagamento de tarifa por QR Code em toda a frota de ônibus

Publicado dia 13/09/2017 às 21h47min
Novo sistema de cobrança possibilitará não só o fim da cobrança em dinheiro, como vai acabar de vez com a dupla função dos motoristas

A partir do próximo sábado (dia 16) os campineiros poderão pagar o ônibus na cidade através de bilhetes com QR Code. Todos os 1.250 veículos da frota de ônibus da cidade passarão a aceitar a validação do bilhete pelo código de barras.

A medida possibilitará não só o fim da cobrança em dinheiro das passagens de ônibus na cidade, como vai acabar de vez com a dupla função dos motoristas, que trabalham sem cobradores. Hoje cerca de 22 mil pessoas (10% dos usuários) ainda utilizam dinheiro para pagar a passagem. Com o fim do dinheiro no sistema, a Prefeitura espera reduzir bastante os assaltos no interior dos ônibus.

A medida foi adotada pela Prefeitura de Campinas depois que o Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com ação contra as concessionárias de ônibus da cidade por conta do acúmulo de função.

Os testes com o novo sistema começaram em janeiro de 2017, nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Ainda no primeiro semestre os testes foram ampliados para cerca de 100 ônibus.  Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/06/11/campinas-expande-cobranca-eletronica-para-mais-100-onibus/

Em entrevista ao Diário do Transporte no fim de maio deste ano, o secretário de Transportes de Campinas, Carlos Barreiro, afirmava que antes do fim do ano não haveria mais dinheiro em circulação nos ônibus da cidade. “A consequência disso é que não haverá também mais cobradores no sistema de transportes de Campinas”, ele afirmava. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/05/26/entrevista-campinas-tera-so-onibus-eletricos-na-regiao-central-garante-secretario/

O sistema ainda vai passar por testes por três meses, período em que a tarifa poderá ser paga com dinheiro.

Enquanto isso a Prefeitura de Campinas informou que está em fase de desenvolvimento um aplicativo de celular que vai permitir a compra de bilhetes via QR Code nos smartphones. Não há data para o início desta operação.

O sistema QR Code (Quick Response Code, ou Código de Resposta Rápida na sigla em Inglês) é um código de barras bidimensional, impresso em papel, que armazena dados e caracteres. O ticket terá a codificação da tarifa. Após comprar nos pontos de venda que estarão espalhados pela cidade, o passageiro validará seu código no interior do ônibus.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Fonte: Assessoria de imprensa - Diário de Transporte