Plantão
Cidades

Garça - 6º Encontro de Cafeicultores reúne centenas de produtores e técnicos da região

Publicado dia 07/10/2017 às 16h00min
Nesta quinta e sexta-feira foi realizado na AABB de Garça, o 6º Encontro dos Cafeicultores de Garça e Região.

Nesta quinta e sexta-feira foi realizado na AABB de Garça, o 6º Encontro dos Cafeicultores de Garça e Região. O evento reuniu centenas de produtores e contou com palestras técnicas realizadas por pesquisadores conceituados do setor cafeeiro, além de troca de informações sobre as novidades e técnicas que estão em alta no setor. Também houve rodada de negócios e visita aos stands dos parceiros e colaboradores.

“O nosso evento ganha corpo a cada ano e um número maior de empresas participam. Tenho certeza que o evento vai crescer ainda mais, principalmente agora que temos um apoio maior da Prefeitura”, argumentou Wanderlei Tavares Dias, diretor da Casa da Agricultura de Garça – CATI, principal organizador do evento. 

No primeiro dia, durante a abertura do evento, o Secretário de Agricultura do Estado, Arnaldo Jardim, enviou um vídeo dando as boas vindas aos participantes. Em seguida, o prefeito João Carlos dos Santos falou da importância da cafeicultura para a economia de Garça e região, e sobre o apoio da municipalidade ao processo de conquista da Identificação Geográfica – IG do café de Garça e região.

“Nós definimos um olhar específico pra essa questão que envolve a cafeicultura, pois sabemos da sua importância para a economia, não só do município de Garça, mas também para a região. Comprometidos com esse objetivo, em parceria com o Sebrae, com o Sindicato Rural, com a Associação Comercial e Industrial de Garça, CATI, Ministério da Agricultura, e consequentemente, com um esforço coletivo que envolve produtores rurais, produtores de café, nós estamos fazendo um esforço imenso para conquistar novamente o espaço da cafeicultura garcense e regional no cenário nacional”.

João Carlos também explicou aos participantes a ligação do setor cafeeiro com o projeto de turismo que está sendo desenvolvido no município para alavancar a economia e elevar o nome de Garça. “Eu não tenho dúvida alguma que essa questão que envolve o nosso Plano Diretor de Turismo, consequentemente, a condição de Município de Interesse Turístico, o MIT, é muito mais abrangente. Nós temos muito potencial para o turismo de lazer, mas também temos um potencial que está oculto, que é o turismo de negócios, como este encontro de cafeicultores”.

João Carlos disse ainda: “Este é evento que envolve todo segmento da cafeicultura, desde insumos, equipamentos, produtores, técnicos e pesquisadores. Nós temos potencial para fazer negócios, gerar renda, criar oportunidade, e principalmente, atrair novos empreendedores para o nosso município”.

Um esboço do projeto do MIT - Município de Interesse Turístico, foi apresentado aos cafeicultores pelo secretário municipal de Turismo e Eventos, Fábio Bonassa e pelo turismólogo que desenvolveu o projeto, Dener Henrique de Queiroz Fonseca. O projeto foi encaminhado esta semana para aprovação da Câmara de Vereadores.

Também esteve presente no evento, o deputado estadual, Ricardo Madalena, manifestando o seu apoio junto ao Governo do Estado, ao projeto do IG do café de Garça e região. “Estamos aqui prestigiando o VI Encontro dos Cafeicultores de Garça e região. É com muita alegria que nós recebemos este convite, pois estivemos esta semana na cidade de São Paulo, onde juntos, conseguimos com o vice-governador do Estado de São Paulo, a contratação de uma empresa para elevar a região de Garça, para agregar valor ao café, aos produtores e familiares que cuidam da cafeicultura”.

Uma das grandes novidades este ano no encontro de cafeicultores, foi o stand montado pela prefeitura em parceria com produtores e torradores de café de Garça e Marília, para mostrar aos participantes, por meio da degustação de saborosos cafés, a qualidade do café produzido em Garça e a região. O compromisso também foi o de informar sobre a variedade de bebidas que chegam ao consumidor.

“Unimos aqui a intenção da Secretaria de Estado e da prefeitura de Garça, que tem isso como política do prefeito atual, de incentivar e levar essas informações da qualidade do café que é produzido na região para o consumidor. Essa é a função principal e esse é um embrião daquilo que podemos fazer para divulgar a qualidade do produto café ao consumidor”, explicou Diogo Sebastião de Oliveira, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O VI Encontro dos Cafeicultores de Garça e Região foi realizado pela CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, com o apoio da Prefeitura de Garça, Governo do Estado, Programa Microbacias II e Sindicato Rural de Garça. 

Fonte: Assessoria de imprensa - Prefeitura de Garça