Plantão
internacional

Novo míssil da Coreia do Norte pode chegar a Washington

Publicado dia 01/12/2017 às 08h06min
Coreia do Sul diz que o poderoso míssil que a Coreia do Norte testou esta semana é potencialmente capaz de atingir alvos a 13 mil quilômetros, o que colocaria Washington ao seu alcance.

OMinistro da Defesa disse nesta quinta-feira (30) que é necessária mais análise para determinar se a ogiva do míssil balístico intercontinental pode sobreviver uma reentrada na atmosfera e atingir o alvo com precisão.

Governo e analistas externos concordam que o Hwasong-15 ICBM representa um passo em frente significativo, colocando a Coreia do Norte muito perto do objetivo de ter um arsenal viável de mísseis nucleares de longo alcance.

 

Na quarta-feira (29) Pyongyang lançou um míssil que disse ser capaz de alcançar "todo o território dos Estados Unidos".

O míssil foi disparado em direção a leste a partir da província de Pyongan do Sul, a cerca de 25 quiôómetros da capital norte-coreana, Pyongyang, por volta das 03:17 (16:17 de terça-feira em Brasília).

O projétil percorreu cerca de 960 quilômetros, atingindo uma altitude de mais de 4.000 quilômetros, antes de cair no Mar do Japão (denominado de Mar do Leste nas Coreias).

Tal representa a máxima altitude alcançada até à data por um míssil norte-coreano e sinaliza um novo e perigoso avanço do programa norte-coreano.

Este é o terceiro míssil balístico intercontinental (ICBM) disparado pela Coreia do Norte depois dos dois lançados no último mês de julho.

Fonte: Lusa