Plantão
Pompeia e Região

CEMEIs de Pompeia realizam formatura

Publicado dia 30/11/2017 às 17h44min
A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta (29) a formatura das turmas do Pre II dos CEMEIs Paulo Vicente de Azevedo, Maria Stella de Carvalho Lacombe e Sonho de Criança.

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta (29) a formatura das turmas do Pre II dos CEMEIs Paulo Vicente de Azevedo, Maria Stella de Carvalho Lacombe e Sonho de Criança. A cerimônia aconteceu na Arena Esportes & Eventos e contou com a presença da prefeita Tina Januário, do vice-prefeito José França e da vereadora Adriana Borrasca, representante do Legislativo.

 

Além de um marco na vida escolar dos pequenos alunos, a noite também foi de despedida das turmas que irão para outras escolas. Muitas das crianças estiveram com as professoras desde o maternal, dando seus primeiros passos, aprendendo com muito amor, o que foi lembrado no discurso do dirigente da Educação, Adriano Nascimento. “Quero agradecer a prefeita Tina por toda a atenção dada a Educação. Temos uniformes de qualidade, materiais escolares de qualidade, mochilas personalizadas, graças a prioridade que a administração municipal tem dado à educação. Agradeço também a toda a equipe, em especial às professoras, pelo excelente trabalho que tem feito. Essa conquista dos alunos impulsionará outras buscas, abrirá horizontes, e vocês tem papel fundamental nisso”, discursou.

 

As crianças das turmas de Pré II de 2017 dos três CEMEIs de Pompeia entraram na Arena acompanhadas de suas professoras: Maria Helena, Fernanda, Cleide, Lourdes, Neusa, Alzira, Clarinda, Marileide, Rita, Vilma, Odália e Susana. Logo depois, o aluno Henri Auresco do Carmo, da Profa Vilma do CEMEI Sonho de Criança, foi o escolhido para proferir a oração.

 

 

Já Ana Laura Pereira Leal, da professora Alzira, CEMEI Maria Stella de Carvalho Lacombe, foi quem conduziu o juramento do Pré II.

 

“Eu prometo!
Na hora de brincar, brincar!

Na hora de estudar, estudar!

Brincando ou estudando

Aprender o que é bom!

Prometo ainda

Amar meus pais

Respeitar meus mestres

E amar o Brasil!”

 

 

Na sequência, a aluna Maria Clara Dias da Silva Ponciano, da Prof. Susana, CEMEI Paulo Vicente de Azevedo, representou todos os alunos ao agradecer a todos os presentes por prestigiarem a formatura.

 

“Estou aqui em nome de todas as crianças do Pré II para agradecer a presença de todos neste dia tão especial para nós. Chegamos ao final de mais uma etapa de nossas vidas. A primeira de muitas que virão! Obrigada papais e mamães!”, disse a menina. E as homenagens continuaram com a leitura de um bonito texto para os pais e professores.

 

 

“Queremos agradecer as pessoas que são mais importantes em nossas vidas: vocês queridos pais. Somos um pedacinho de suas vidas, crescemos com alegria, porque somos regados pelo amor. E hoje é um dia especial para nós e para vocês, bossa primeira formatura. A vocês professoras, monitoras, estagiários e todos os funcionários, um agradecimento especial por terem alimentado nossa vontade de aprender. Pela paciência que tiveram conosco, pela dedicação e carinho”.

 

O momento tão esperado da entrega dos certificados foi bastante celebrado pelos alunos e por todo o público. As crianças receberam das mãos de suas professoras um canudo com os diplomas e uma lembrança de sua formatura.

 

 

A cerimônia de formatura contou também com diversas apresentações de dança, protagonizadas pelos próprios alunos do Pré II. Antes disso, os alunos do Tempo Integral da EMEF Carmelino José Dalsenter abrilhantaram o evento com uma apresentação de dança em alusão ao tema da Consciência Negra, coreografada pela professora Milene Bertoldi, da Associação Oásis.

 

As turmas do Pré II do período da manhã do CEMEI “Maria Stella” aprenderam no decorrer do ano letivo sobre as poesias de Cecília Meireles. Nesse contexto de surgiu o projeto “A Culpa é da Poesia”, orientado pelas professoras Alzira, Neusa, Cleide e Maria de Lourdes, além das monitoras Lenice e Carol. A apresentação das crianças se deu ao som das poesias de Cecília Meireles: “A bailarina” e “Ou isso ou aquilo”.

 

 

 

 

Em seguida foi a vez de se apresentarem as crianças do Pré II do CEMEI Sonho de Criança, das professoras Vilma e Odália (monitoras Maria Silvia, Patrícia e Rosely), e do CEMEI Paulo Vicente de Azevedo, da professora Susana (monitora Janaína). Elas dançaram ao som de “Uni, duni, tê”, do conjunto Trem da Alegria.

 

 

A terceira apresentação foi protagonizada pelas crianças do Pré II do CEMEI “Maria Stella”, das professoras Fernanda e Maria Helena (monitoras Fabiana e Letícia). As músicas foram escolhidas durante o desenvolvimento do projeto “Sapatinho de Veludo”, o qual propiciou experiências de leitura e contação de histórias. Segundo as professoras, a música da Chapeuzinho Vermelho foi uma das que mais se destacou.

 

 

A quarta e penúltima apresentação foi a dos alunos do Pré II do CEMEI Sonho de Criança das professoras Rita, Marileide e Clarinda (monitoras Patrícia, Rose, Monique e Maria Silvia). No decorrer do ano letivo as crianças participaram do projeto “Ao meu lado há um amigo que é preciso proteger”. Foi um trabalho permeado de elementos lúdicos e do qual as crianças puderam extrair muitas lições, segundo as professoras. Com as músicas “É tão lindo” e “Super Fantástico”, do grupo Balão Mágico, as crianças dançaram e lembraram a importância do amor e da amizade.

 

 

A apresentação final contou com a participação de todos os alunos e professores que dançaram e cantaram a canção “Então é Natal”. Nesse momento, todos foram surpreendidos pela aparição surpresa do Papai Noel.

 

 

Muitos abraços, sorrisos e fotos marcaram o encerramento da cerimônia que foi prestigiada por mais de mil pessoas.

 

 

“Fiz questão de estar aqui como representante do legislativo e fazer parte desse momento tão lindo, tão importante para essas crianças e suas famílias. As professoras, diretoras e toda a equipe da educação estão de parabéns. As apresentações foram empolgantes e nos emocionaram muito. Desejo a essas crianças um futuro brilhante”, comentou a vereadora Adriana Borrasca.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Pompeia