Plantão
Saude

Neste sábado tem Campanha de Vacinação Antirrábica na zona sul da cidade de Marilia

Publicado dia 07/10/2017 às 15h20min
Serão montados 23 postos de vacinação; o sábado é oportunidade, também, para quem perdeu a data nas outras regiões

Neste sábado (07) a Campanha de Vacinação Antirrábica, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Zoonoses, acontece na zona sul da cidade. Cães e gatos a partir dos três meses de vida devem ser levados aos locais de imunização, em frente a unidades de saúde, algumas escolas, praças, igrejas e locais estratégicos definidos pela coordenação da campanha (veja a relação abaixo). A vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a raiva, doença grave que pode acometer humanos e causar a morte.

A vacinação começou no dia 23 de setembro, pela zona norte da cidade. No dia 30 foram imunizados animais das regiões leste e oeste. Neste sábado, com a região sul, será encerrada a etapa urbana da campanha. No próximo dia 21, a imunização acontece nos distritos.

Os esforços dos servidores da saúde, em parceria com os alunos do curso de Medicina Veterinária das Unimar, já resultaram em 11,3 mil animais vacinados desde o início da campanha. Quem não pode levar o cão ou gato para vacinar nas etapas anteriores, mesmo morando em outra região, pode aproveitar esse sábado, na zona sul.

A RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. A doença ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.

O último caso de raiva canina na cidade, conta o veterinário Lupércio Garrido, responsável pelas ações de Educação em Saúde na Divisão de Zoonoses, foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 17 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.

Confira os locais de vacinação na zona sul:

TABELA VACINAÇÃO_ZONA SUL (1)

 

Fonte: Assessoria de imprensa - Prefeitura de Marilia