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Anatel entrevista consumidores para medir satisfação com serviços de telecomunicações

Publicado dia 27/10/2017 às 11h39min
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá entrevistar, até o final de novembro, 140 mil consumidores

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá entrevistar, até o final de novembro, 140 mil consumidores para medir o grau de satisfação com a prestação dos serviços de banda larga fixa, telefonia fixa e móvel e TV por Assinatura. As entrevistas estão sendo realizadas por telefone e os entrevistados são sorteados aleatoriamente para avaliar os serviços das empresas e seus canais de atendimento. 

A "Pesquisa de Aferição da Satisfação e da Qualidade Percebida dos Usuários de Serviços de Telecomunicações de 2017" está avaliando a Claro, Oi, Tim, Vivo, Cabo Telecom, Porto Seguro, BrisaNet, Algar Telecom, Sercomtel, Nextel, Net, Sky e Nossa TV. O levantamento abrange todos os estados brasileiro. Os resultados da pesquisa que está sendo realizada este ano deverão ser divulgados em março de 2018. O levantamento vem sendo feito desde 2002. 

Além disso, a Anatel promove e regula mecanismos para o consumidor de banda larga  acompanhar a velocidade da sua conexão. É só acessar www.brasilbandalarga.com.br e usar a ferramenta de medição. Também é possível fazer a medição móvel, basta baixar o aplicativo "Brasil Banda Larga", disponível para Android e iOS. Outra forma de medir a qualidade da conexão é o usuário participar como voluntário do programa por meio do qual a Anatel, em conjunto com a Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga (EAQ) realizam mensalmente medições da banda larga fixa por meio de dispositivos instalados nos domicílios. 

O cadastro pode ser feito pela internet e a participação no projeto possui três etapas: inscrição, realização do teste de velocidade e sorteio. A partir da medição, são acompanhados seis indicadores, entre eles velocidade instantânea e média, perda de pacotes e disponibilidade do serviço. As ferramentas medidoras não coletam qualquer informação pessoal e não interferem, nem monitoram a navegação do usuário. Para se inscrever no programa, acesse o portal  www.brasilbandalarga.com.br.

Educação para o Consumo  

Entre as atividades para difundir o conhecimento dos consumidores de telecomunicações sobre seus direitos, a Anatel publica, desde 2015, o "Anatel Explica", a fim de informar os consumidores sobre temas relevantes do setor. E junto à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Anatel divulga áudios de um minuto sobre direitos do consumidor, telecomunicações e tecnologia. Todas as emissoras de rádio e sites podem utilizar livremente os áudios, desde que preservado a íntegra da sonora.

Fonte: Assessoria de imprensa - Anatel